Na cidade de Marília, interior paulista, década de 80, quatro profissionais da saúde e atuantes na Faculdade de Medicina de Marília e Hospital de Clínicas, investiam seus conhecimentos na criação de seu próprio negócio. Nascia assim, o Instituto de Patologia Clínica e Hematologia de Marília Ltda., o que seria, e o é até os dias de hoje, um marco na evolução e qualidade para a medicina laboratorial da cidade e seus entornos.

 

    Em 1988, Dr. Júlio Roberto Corrêa, médico hematologista e hemoterapêuta, Dra. Akiko Hiramoto Pereira, farmacêutica bioquímica, Dr. Everton Sandoval Giglio, médico patologista clínico e Dr. Epitácio Nakada, farmacêutico bioquímico, idealizaram e inauguraram em um pequeno imóvel na Rua Sete de Setembro, centro de Marília, o laboratório de análises clínicas, na ocasião, denominado Instituto de Patologia Clínica e Hematologia de Marília Ltda. Os sócios já possuíam vasta experiência no segmento e atuavam concomitantemente no laboratório da Faculdade de Medicina de Marília e Hospital de Clínicas.
Anos 1980

 

    Em 1993, a unidade do Instituto saiu da Rua Sete de Setembro e se estabeleceu em um imóvel mais amplo na Rua Carlos Gomes. Dois anos depois, houve nova mudança, para um imóvel na Rua Cel. José Braz, localização esta, estrategicamente pensada, na região de muitos consultórios e da sede da Unimed Marília. Em 1996, o Instituto iniciava suas atividades na Santa Casa de Misericórdia de Marília, assumindo o Laboratório de Patologia Clínica nas dependências do Hospital. Em 1998, a empresa realizou uma primeira verificação por intermédio de uma consultoria externa com objetivo de buscar melhorias, além de já demonstrar a preocupação com a qualidade dos serviços prestados. No ano seguinte, o Instituto ampliou  a infraestrutura e mudou a matriz da Rua Cel. José Braz, para a Rua Bororós, onde se encontra até os dias de hoje.
Anos 1990

 

    Na década de 2000, com Instituto em franca expansão foi inaugurado, em 2002 a Unidade II, um posto de coleta na Rua Carlos Gomes na região central da cidade. Em 2009, a partir de um planejamento estratégico da empresa, com a finalidade de aperfeiçoar o serviço, otimizar custos e produção e atender as necessidades e expectativas dos seus pacientes, a produção na Unidade Hospitalar foi unificada.
Anos 2000

 

    Em 2012, o Instituto avança em qualidade e agilidade com a implantação do equipamento Architect C8200 Integração da Abbott, que realiza a fusão dos setores de Imunologia, Hormônios e Bioquímica, o que consequentemente,  trouxe um ganho em velocidade de produção. Em 2014, o Instituto Vida realizou um grande investimento em tecnologia da informação, afim de agregar valores e comodidade aos pacientes, através da disponibilização para consultas via web, de laudos e resultados, proporcionando uma melhor sistemática de controles gerenciais e segurança, através do aperfeiçoamento de indicadores de desempenho e da qualidade, tendo absoluto controle de todos os processos envolvidos com os serviços prestados. Ainda em 2014, foi inaugurada mais uma unidade de coleta, Unidade IV na Rua Goiás. Houve a ampliação da atuação do Instituto Vida para outras atividades Profissionais, Científicas e Técnicas, agora na Prestação de Serviços de Consultorias e Auditorias na Área de Medicina Laboratorial e Assemelhados. Em 2017, houve a transição da Diretoria Executiva do Instituto Vida, quando foi nomeado um Diretor Executivo e os sócios passaram atuar como Conselho Diretor. Também em 2017, foi realizada a modernização do Park Tecnológico, com a parceria entre o Instituto Vida e a Ortho Clinical Diagnostics, o que viabilizou a implantação da tecnologia de Química Seca na realização de exames bioquímicos, uma inovação, importante diferencial com salto de qualidade dos resultados e uma evidência da nossa constante preocupação, não somente com nossos pacientes, como também com a sustentabilidade do meio ambiente, através do uso dessa tecnologia que não utiliza água, garantindo assim a preservação dos nossos recursos hídricos.
Anos 2010