Saiba em qual unidade realizar seus exames.

 

Cuidados Após Punção Venosa.
    O hematoma após punção venosa é uma coleção de sangue sob a pele, isto ocorre devido ao extravasamento de um vaso sanguíneo. Apresenta-se como uma mancha azulada e torna-se, progressivamente, marrom, esverdeada e depois amarelada. Geralmente não há complicações, desaparecendo em poucos dias.
O que é hematoma?

 

    Existem fatores dependentes do sexo e idade, sendo mais comum em mulheres, idosos e crianças. Ocorrem em cerca de 1,1% das punções venosas em homens e em 5,2% das punções venosas em mulheres. Determinadas situações aumentam a predisposição a formação de hematomas, tais como, veias finas e delicadas, calibre do acesso venoso, ausência de compressão efetiva após punção venosa e nível de ansiedade da pessoa. É frequente a ocorrência em pessoas usando algum medicamento que altera a coagulação sanguínea (aspirina, melhoral, anticoagulantes orais.
Por que isso acontece?

 

    Pressionar o local puncionado por três minutos após a retirada do dispositivo venoso.Evitar dobar o braço por alguns minutos. Não massagear o local da punção venosa. Durante a primeira hora não fazer esforço físico, carregar bolsa ou outros tipos de peso com o braço puncionado. Observar se roupa, relógio ou pulseira estão apertando o braço.
Como evitar?

 

    Colocar compressa de gelo por quinze a vinte minutos, três vezes ao dia, nas primeiras vinte e quatro horas. Em seguida, se necessário, colocar compressas mornas. Em caso de dúvida entrar em contato com a coordenação de enfermagem do setor onde foi realizado o exame ou retornar para avaliação.
O que fazer caso surgirem hematomas?
Calculadoras
Labtests Online – Uma fonte pública e gratuita sobre exames laboratoriais preparada por profissionais especialistas em medicina laboratorial.