Calculadoras

 

Estimativa da Filtração Glomerular (GAULT)

     

 

 

 

Por Amy Orciari Herman

Editado por David G. Fairchild, MD, MPH, and Lorenzo Di Francesco, MD, FACP, FHM

 

Novo artigo publicado no JAMA Internal Medicine, reforça evidências que não há diferenças significativas quando pacientes fazem exames dos lipídeos séricos em jejum ou sem jejum.

Aproximadamente 8.300 adultos com riscos para doenças cardiovasculares foram submetidos a coletas dos lipídeos em jejum e sem jejum em um intervalo de quatro semanas. Os resultados do colesterol LDL e HDL não mostraram diferenças clinicamente significativas nas amostras com ou sem jejum. Os resultados das dosagens de triglicérides foram ligeiramente maiores nas amostra obtidas sem jejum.

No seguimento destes pacientes por 3 anos, ocorreram 210 eventos cardiovasculares. Os níveis de lipídeos dos 2 grupos estavam associados de maneira similar com eventos coronarianos. Adicionalmente a estratificação de risco para pacientes sem antecedentes de doença cardiovascular mostrou concordância para os dois grupos.

Os pesquisadores afirmam que estas descobertas trazem evidências consistentes para que os médicos adotem mais amplamente a medida de lipídeos sem necessidade de jejum, em concordância com recomendações recentes.

JAMA Internal Medicine article (Artigo gratuito)

Background: NEJM Journal Watch General Medicine coverage of 2018 cholesterol management guideline (Your NEJM Journal Watch – inscrição necessária)

Background: NEJM Journal Watch General Medicine coverage of a 2016 review on nonfasting lipid levels (Artigo gratuito)

 

A suspeita clínica de dengue freqüentemente requer a confirmação laboratorial, seja por necessidade do manejo ou de diagnostico diferencial. O Instituto Vida disponibiliza diferentes tipos de exames, que podem ser solicitados para melhor compreensão da fase da doença, destacamos um teste rápido cujo resultado pode ser fornecido no mesmo dia da coleta.
Perfil sorológico para dengue:
Teste rápido imunocromatográfico que alia a pesquisa simultânea do antígeno NS1 e anticorpos da classe IgM e IgG para os quatro sorotipos do vírus. Sabemos que o antígeno NS-1 é detectado logo no inicio dos sintomas, permanecendo detectável até por volta do quinto dia. A partir do sexto dia pode-se detectar anticorpos da classe IgM e dias após os da classe IgG. Assim este perfil de exame consegue definir o diagnostico com sensibilidade e rapidez, já que os resultados podem ser fornecidos em até 2 horas após a coleta da amostra de sangue. Este exame esta disponível em nossas três unidades e pode ser coletados ate às 17h para resultado no mesmo dia. Pontuamos ainda que os demais exames complementares e de acompanhamento terapêutico, tais como: Hemograma c/ plaquetas e função hepática (Transaminases), também terão seus resultados disponibilizados no mesmo prazo.

Quadro ilustrativo da evolução clinica e laboratorial da infecção pelo virus da dengue.

Fonte: World Health Organization – WHO (2009), com adaptações.

Por Amy Orciari Herman

Novas diretrizes publicadas em The BMJ‘s Rapid Recommendations panel não recomendam uso de hormônio tireoidiano para tratamento do hipotireoidismo subclinico em pacientes adultos.

As recomendações, com forte nível de evidência, aplicam-se a pacientes com níveis altos de TSH , mas inferiores a 20 mUI/ml e FT4 dentro da faixa normal em 2 ou mais ocasiões consecutivas, sem sintomas ou com sintomas leves a moderados.

Os dados que embasam estas recomendações foram obtido de uma metanalise de 2018 e de um grande trial de tratamento de idosos (veja links abaixo). As conclusões apontam que ¨não há benefício importante com o tratamento¨, enquanto que danos, inclusive risco de mortalidade aumentado, não podem ser excluídos.

Estas diretrizes não se aplicam a mulheres que estejam tentando gravidez. Também não são válidas para pacientes muito sintomáticos e adultos jovens com idade inferior a 30 anos.

The BMJ Rapid Recommendations article (Acesso gratuito)

Background: NEJM Journal Watch General Medicine & NEJM Journal Watch Psychiatry coverage of 2018 meta-analysis (Your NEJM Journal Watch – necessário se registrar)

Background: NEJM Journal Watch General Medicine coverage of 2017 trial in elders (Your NEJM Journal Watch – necessário se registrar)

 

 

 

Biotina a vitamina que interfere em exames laboratoriais.

A biotina é uma vitamina do complexo B que tem sido usada cada vez mais como suplemento para fortalecimento de unhas, cabelos, dentre outras indicações.
A biotina participa como componente de vários testes diagnósticos, principalmente os testes para dosagens hormonais.
Vários trabalhos disponíveis na literatura médica apontam para interferências importantes em dosagens hormonais a exemplo dos exames utilizados para avaliação da função tireoidiana (TSH,T4,T3, e FT4).
Estudos mostram que pacientes que utilizam doses altas de biotina, apresentam resultados dos testes tireoidianos compatíveis com hipertireoidismo, sem que apresentem a doença.
Assim, é importante salientar que pacientes assintomáticos que ingerem Biotina podem apresentar resultados alterados e é aconselhável a repetição das dosagens após suspensão do uso da biotina 72 horas antes da coleta de exames para função tireoidiana e demais dosagens hormonais (FSH, LH, Testosterona, Ferritina, marcadores tumorais como PSA e outros marcadores tumorais).

 

 

Campanha SBPC/ML Choosing Wisely.

medico1
« 2 de 7 »